terça-feira, 3 de julho de 2012

OS 4 PILARES DA SAÚDE - Palestra na Imprensa Nacional - 05/07, Quinta, 15h


         Os 4 Pilares da Saúde

Palestra com Alexandre Pimentel na Imprensa Nacional

entrada franca

“Coma a metade, caminhe o dobro, sorria o triplo, ame infinitamente!”
Alimentação Correta
Sete em cada dez pessoas no planeta consomem quase que exclusivamente, os chamados produtos biocídicos, ou seja “alimentos” que danificam a vida e causam doenças, inclusive degenerativas. Devemos nos esforçar em eliminar ou reduzir produtos alimentícios como enlatados, margarinas, refrigerantes e todos os que são produzidos apenas para vender e não para nutrir seres humanos. Importante redescobrirmos os alimentos biogênicos e bioativos, que promovem vitalidade, previnem e curam grande parte das patologias sociais. Entre eles estão os grãos germinados, as verduras e frutas orgânicas e fermentados comoo quefir. Nossa palestra estimulará este tipo de consumo consciente, demonstrando que os alimentos orgânicos e integrais têm, inclusive, quantidades de nutrientes e fibras muito superiores aos produzidos convencionalmente.  A alimentação correta pode   evitar os grandes males do século: as doenças cardiovasculares e o câncer.
Atividade Física
A atividade física prazerosa é vital e condição básica para promoção da genuína saúde. É importante que tenhamos frequência e optemos por uma modalidade que se harmonize com nosso estado físico do momento. Caminhar, correr, nadar, pedalar, subir em árvores e praticar jardinagem, (o ministério da saúde do Canadá aponta a jardinagem como o melhor dos exercícios!) podem ser excepcionais escolhas para superar a vida sedentária, o estresse e a consequente depressão. Os exercícios de hata yoga, conhecidos milenarmente, têm impacto não apenas no aspecto mecânico, mas nas emoções e nos pensamentos, o que também vale para outra técnicas como chi kun, tai chi e leon gong. A automassagem, técnica absolutamente prática e imediata, pode se tornar um hábito diário que melhore a circulação, a digestão e a respiração, aumentando a energia vital em todos os sentidos. 
Sono Adequado
O sono não é simplesmente um intervalo em nossas vidas tão cheias de afazeres. Ele é essencial para nossa saúde física e emocional. Fisicamente, o sono adequado ajuda o corpo a se recuperar de doenças e ferimentos. Uma comissão de especialistas dos Estados Unidos disse que distúrbios do sono podem ser uma significativa barreira para a recuperação, podendo até exacerbar a doença primária.
Mas os benefícios emocionais e mentais do sono são também significativos. Uma pesquisa epidemiológica descobriu que as pessoas com insônia crônica eram mais propensas a desenvolver vários tipos de problemas psiquiátricos, e tinham maiores probabilidades de precisar de serviços de saúde que as pessoas com sono normal.
Até mesmo distúrbios ocasionais do sono podem tornar a vida diária mais estressante, ou diminuir sua produtividade. Na pesquisa Gallup citada acima, as pessoas que dizeram não ter dificuldades para dormir relataram também maior capacidade em concentrar-se, cumprir tarefas pessoais e profissionais, e superar irritações passageiras. Em contraste, a falta de sono pode diminuir a habilidade de realizar tarefas que envolvam memória, aprendizado, raciocínio lógico e cálculos matemáticos. Isso pode contribuir para dificultar o relacionamento com parentes, amigos e colegas de trabalho, sem falar que erros e falta de empenho no trabalho podem comprometer até mesmo o emprego. O sono insuficiente também pode ser perigoso, e causar acidentes sérios ou mesmo fatais.
Alegria de Viver
Valorizar as pequenas coisas de vida é condição básica para uma vida feliz. Libertar-se de sensações como medo e raiva podem se constituir num salto quântico rumo à qualidade de vida. A neurociência comprova que pessoas que cultivam o hábito da oração e da meditação, têm um sistema imunológico mais funcional, dormem e acordam melhor, aumentam o potencial de aprendizado. O perdão é intimamente vinculado com a alegria de viver e está entre as condições básicas para o avanço interior. Somente conseguiremos realizar bem as grandes coisas quando aprendermos a superar as coisas menores. A prática de atividades artísticas como poesia, conto, literatura, teatro, música, dança e outros ajudam no reequilíbrio psíquico e no resgate da alegria. Buscar o melhor, mas ter preparo para o pior é uma atitude madura, realista que pode poupar nosso ser de grandes sofrimentos.
Detalhes de nossa palestra
Tudo isso trabalharemos em nossa palestra que já foi ministrada para inúmeras comunidades, escolas, igrejas, a maioria das empresas públicas do DF, incluindo Banco do Brasil, Câmara Federal, Câmara Distrital, CNPq, Embrapa e outros.
Necessitaremos de data-show. Levaremos pendrive e CD (planos A e B) com a apresentação PPT que poderemos fornecer anteriormente. Levaremos alguns produtos ligados á tecnologia do sono para exposição, durante o período da preleção e, para tal, necessitaremos de uma mesa ampla em local de fácil visibilidade. Também disponibilizaremos folderes e cartões de visita a todos os participantes.
Breve Currículo de Alexandre Pimentel
 
Educador popular e ambiental, ativista na proteção animal, consultor de alternativas de saúde tendo ensinado suas técnicas para centenas de comunidades, empresas e escolas. Dirigiu os Jornais “Folha Alternativa”, “SOSaúde” e vários programas de rádio especializados em promoção da saúde. Foi instrutor de cursos nas áreas de alimentação saudável em várias instituições como SESC e SENAC. Foi assessor parlamentar na Câmara Federal, atuando principalmente na área de saúde pública e transportes. Ensina suas técnicas sustentáveis em vários veículos de comunicação, tendo participado, entre inúmeros outros, de programas como Globo Comunidade e Jô Soares. Tem formação  em massoterapia, iridologia e outras técnicas ancestrais. Cursa serviço social EAD na Universidade Paulista – UNIP. Pai de seis filhos, Pimentel é dedicado à educação de saúde e à incondicional defesa dos animais, utilizando a Internet onde possui quase cem mil contatos.

Site
E-mail pessoal
E-mail comercial
Skype
alexandre.pimentel2
MSN
Blog Pessoal
Blog Saúde e Cidadania
Blog Produtos e Serviços
Orkut
Twitter
Facebook
My Space
Netlog
Unyk
Forever Living
Marina Presidente
Pense Verde
Entrevista no Whohub
Entrevista no Programa do Jô
Entrevista no Globo Comunidade
Entrevista no Painel Brasil
Entrevista na Rádio CBN
Entrevista na Band News

Nenhum comentário:

Postar um comentário