Os 4 Pilares da Saúde
Palestra com Alexandre Pimentel na Embrapa-DF
27/10, às 10h, no auditório da Embrapa Cenargen. Veja resumo abaixo.
“Coma a metade, caminhe o dobro, sorria o triplo, ame infinitamente!”
Água
Ao nascermos possuímos quase 80% água e, com idade avançada, mantemos cerca de 40% de água no corpo. Nosso modo de vida condicionado leva à contínua desidratação das células. Os fluidos do corpo humano, para seu bom funcionamento, devem ser alcalinos, com pH um pouco acima de 7,0. Acúmulo de substâncias ácidas servem de alimento para microorganismos patogênicos em nosso corpo (bactérias, fungos, vírus, vibriões, amebas...) Um modo equivocado na organização da saúde pode levar a desidratação, acidez e surgimento de microorganismos parasitas patogênicos. Os sintomas, com o tempo, serão eliminados se conseguirmos hidratar adequadamente as células do corpo através do tratamento correto da água consumida diariamente. Beber oito copos de água alcalina e antioxidante diariamente ajuda a prevenir várias doenças, inclusive degenerativas, reduzir peso, melhorar celulite e estrias e dar à pela uma ótima aparência. A água é o remédio universal mais consagrado!
Alimentação Correta
Sete em cada dez pessoas no planeta consomem quase que exclusivamente, os chamados produtos biocídicos, ou seja “alimentos” que danificam a vida e causam doenças, inclusive degenerativas. Devemos nos esforçar em eliminar ou reduzir produtos alimentícios como enlatados, margarinas, refrigerantes e todos os que são produzidos apenas para vender e não para nutrir seres humanos. Importante redescobrirmos os alimentos biogênicos e bioativos, que promovem vitalidade, previnem e curam grande parte das patologias sociais. Entre eles estão os grãos germinados, as verduras e frutas orgânicas e fermentados comoo quefir. Nossa palestra estimulará este tipo de consumo consciente, demonstrando que os alimentos orgânicos e integrais têm, inclusive, quantidades de nutrientes e fibras muito superiores aos produzidos convencionalmente. A alimentação correta pode evitar os grandes males do século: as doenças cardiovasculares e o câncer.
Atividade Física
A atividade física prazerosa é vital e condição básica para promoção da genuína saúde. É importante que tenhamos frequência e optemos por uma modalidade que se harmonize com nosso estado físico do momento. Caminhar, correr, nadar, pedalar, subir em árvores e praticar jardinagem, (o ministério da saúde do Canadá aponta a jardinagem como o melhor dos exercícios!) podem ser excepcionais escolhas para superar a vida sedentária, o estresse e a consequente depressão. Os exercícios de hata yoga, conhecidos milenarmente, têm impacto não apenas no aspecto mecânico, mas nas emoções e nos pensamentos, o que também vale para outra técnicas como chi kun, tai chi e leon gong. A automassagem, técnica absolutamente prática e imediata, pode se tornar um hábito diário que melhore a circulação, a digestão e a respiração, aumentando a energia vital em todos os sentidos.
Alegria de Viver
Valorizar as pequenas coisas de vida é condição básica para uma vida feliz. Libertar-se de sensações como medo e raiva podem se constituir num salto quântico rumo à qualidade de vida. A neurociência comprova que pessoas que cultivam o hábito da oração e da meditação, têm um sistema imunológico mais funcional, dormem e acordam melhor, aumentam o potencial de aprendizado. O perdão é intimamente vinculado com a alegria de viver e está entre as condições básicas para o avanço interior. Somente conseguiremos realizar bem as grandes coisas quando aprendermos a superar as coisas menores. A prática de atividades artísticas como poesia, conto, literatura, teatro, música, dança e outros ajudam no reequilíbrio psíquico e no resgate da alegria. Buscar o melhor, mas ter preparo para o pior é uma atitude madura, realista que pode poupar nosso ser de grandes sofrimentos.
Tudo isso trabalharemos em nossa palestra que já foi ministrada para inúmeras comunidades, escolas, igrejas, a maioria das empresas públicas do DF, incluindo Banco do Brasil, Câmara Federal, Correios, Câmara Distrital, CNPq e muitas outras.
O evento acontecerá no dia 27 de outubro, quarta-feira, às 10h no auditório da Embrapa Cenargen, ocasião da semana da SIPAT que inicia em 26/10 e encerra em 29/10. Durante todos os dias, das 9h às 17h, haverá exposição de produtos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário